Limpeza 04 Placa Solar Fotovoltaica
×
Limpeza 04 Placa Solar Fotovoltaica
Limpeza 04 Placa Solar Fotovoltaica
R$ 200,00
Limpeza de Sistema Energia Solar

Porque limpar os painéis solares?

As descobertas sugeriram que a limpeza do painel solar é a melhor maneira de elevar a geração de energia de um sistema solar. De acordo com a pesquisa, a limpeza dos painéis pode resultar em uma melhora de cerca de 10% na produção de energia. Além de evitar a degradação precoce do tempo de vida útil dos Módulos Fotovoltaico evitando e efeito “mismatch”.

Efeito chamado de "mismatch":
Em muitas instalações ocorre sombreamento de uma parte dos módulos em algumas horas do dia, causado por vegetação, objetos na cobertura ou prédios vizinhos. Nesta situação ocorre o efeito chamado de "mismatch": os módulos sombreados apresentam características elétricas diferentes daqueles não sombreados.

A frequência da necessidade de limpezas irá depender de alguns fatores como, por exemplo, a quantidade de poeira, poluição, árvores e pássaros no local. Poeira e poluição criam uma fina camada de pó sobre o vidro dos painéis, que é retirada pelas chuvas, portanto, a limpeza com água e detergente servirá apenas para sujeiras mais pesadas e aderentes, como fezes de pássaros, por exemplo.

Para que a chuva possa fazer uma auto limpeza em seus painéis solares, é preciso que eles sejam instalados com uma pequena inclinação, de aproximadamente 10 graus. Assim, o impacto da água e o escorrimento levam a sujeira dali.

Para fazer a limpeza manual, manuseie os equipamentos com cuidado. Use água, detergente e uma esponja não abrasiva (sem a parte áspera). Esfregue com movimentos cuidadosos e regulares. Se a sujeira estiver muito colada ao vidro, continue esfregando que ela irá sair.

Nunca raspe a sujeira para fora, pois isso pode riscar e danificar o vidro do seu painel solar, comprometendo a absorção de luz e a geração de energia elétrica. Imperfeições na superfície do painel refletem e impedem que toda a luz chegue até as células fotovoltaicas.

Faça você mesmo a manutenção de seu sistema fotovoltaico apenas se estiver preparado para isso e seguir todas as normas de segurança necessárias. Em caso de dúvidas ou estar inapto para realizar a limpeza, contrate 3mce Energia Solar.